23 outubro 2009

Voll-Damm


A cervejaria Damm nasceu no ano 1876 na cidade de Barcelona, na Espanha, a partir de uma parceria entre o cervejeiro August Kuentzmann Damm e seu primo também cervejeiro Joseph Damm. A família Damm é originária da Alsácia, região leste da França que faz fronteira com a Alemanha e a Suíça. Hoje a cervejaria é uma das mais populares na Espanha e alguns de seus produtos podem ser encontrados no Brasil. Entre eles temos a Estrella Damm (a mais popular da cervejaria e outrora chamada de Estrella Dorada), a Estrella Damm Inedit (parceria entre a cervejaria e o renomado chef de cozinha Ferran Adrià), a Bock Damm, a Estrella Damm Daura (uma cerveja sem glúten especialmente feita para celíacos), a AK Damm (homenagem ao fundador August Kuentzmann Damm) e a Voll-Damm Doble Malta.

Neste post vou descrever somente aquela que mais me encantou: a Voll-Damm Doble Malta. Esta cerveja foi criada no ano de 1953 e pode ser classificada como uma Oktoberfest/Märzen, mesmo estilo feito para a famosa festa alemã. Em alemão Voll significa cheio ou completo e seu nome combina bem com a cerveja, que tem um sabor mais pronunciado. A expressão Doble Malta descreve a maior proporção de maltes utilizados na receita desta cerveja.

A Voll-Damm já recebeu prêmios internacionais importantes. Em 2007 foi escolhida como a melhor Strong Lager pelo World Beer Award e em 2009 recebeu 3 estrelas (a mais alta pontuação) pelo iTQi (International Taste & Quality Institute) de Bruxelas.


Voll-Damm Doble Malta - Oktoberfest/Märzen, Lager, 7.2%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Âmbar escura, límpida, brilhante.
Espuma: Boa formação e média/baixa duração, de cor branca, boa consistência, deixando marcas pelo copo.
Aroma: Malte, lúpulo, biscoito.
Paladar: Malte, caramelo, bom amargor final, de boa intensidade e duração, corpo médio/baixo, alta carbonatação.

Ótima Lager. Boa presença de malte, mas principalmente de lúpulo. Bem destacado no aroma e no sabor com um belo amargor final. Do jeito que eu gosto! Apesar de não ser muito complexa, o que não é próprio do estilo mesmo, a Voll-Damm foi uma grata surpresa para mim. Depois que começamos a conhecer um pouco mais cervejas diferenciadas ficamos mais adeptos de Ales mais complexas e encorpadas mas de vez em quando dá uma vontade de beber uma Lager gostosa. A Voll-Damm seria esta cerveja. Repetirei sempre que puder. Se tivesse um preço mais baixo (algo em torno de 5 Reais) poderia ser uma das cervejas de melhor custo benefício no país.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails