28 novembro 2009

Novidade no mercado: Cerveja Paulistânia


A importadora Bier & Wein atua desde 1993 com cervejas especiais. Algumas ótimas cervejas chegam ao Brasil através deles, como La Trappe, Urthel, Unibroue, Palm, Boon, Hofbrau e a cerveja de trigo mais vendida no país, a Erdinger. Neste mês de novembro foi anunciado na cidade de São Paulo o mais novo lançamento da BUW, a sua própria marca de cerveja.

Chamada de Paulistânia, esta nova cerveja tem um belo trabalho de marketing. Ela será encontrada com 12 rótulos diferentes, reproduzindo fotos antigas de locais importantes na cidade de São Paulo. Segundo a empresa, esta é uma forma de celebrar as tradições e a diversidade cultural comum a todas as metrópoles do Brasil e do mundo. A intenção, em futuras edições, é de homenagear outras cidades e povos brasileiros que fazem de São Paulo a cidade de todos. As bolachas da Paulistânia trazem textos com curiosidades e dicas sobre a cidade.

O conjunto com todos os rótulos desta primeira edição da Paulistânia pode ser visto acessando o site da cerveja: www.cervejapaulistania.com.br.

Kit da Paulistânia com duas garrafas de 600ml e uma taça.

Apesas de gostar muito destas estratégias de trabalhar a imagem de um produto, o que mais interessa a um apreciador de boas cervejas é a qualidade da bebida. Não fosse assim, uma cerveja belga sem rótulo não seria considerada a melhor do mundo! A BUW não é uma cervejaria e por isso eles terceirizaram a produção da sua cerveja. A Paulistânia é produzida sob licença pela Casa Di Conti Ltda, que fica em Cândido Mota (SP) e produz a cerveja Conti Beer. A receita utilizou dois tipos de malte e dois tipos de lúpulo. A empresa a classifica como uma Pale Lager e disponibiliza a cervejas em garrafas de 600ml. O preço anunciado para a Paulistânia é de R$7.90 em bares e restaurantes e R$4.90 em pontos de auto-serviço e lojas. A previsão é de que esteja disponível também em versão chope a partir de dezembro.

Consegui um kit contendo duas garrafas e uma taça. Aliás, belíssima taça. Tenho certeza de que vai chamar atenção dos colecionadores.


Paulistânia - Premium American Lager, 4.8%ABV, garrafa 600ml.

Cor: Dourada, límpida e brilhante.
Espuma: Média formação, média/baixa duração, cor branca, bolhas bem pequenas, boa consistência.
Aroma: Malte, lúpulo, leve cítrico (?), floral.
Paladar: Malte, biscoito, pão, leve doce, leve acidez, amargor final equilibrado, de boa duração, seca, corpo leve, refrescante.

Cerveja leve, refrescante e equilibrada. As carcterísticas principais de aroma e sabor dela remetem a malte e lúpulo. Eles estão lá, são facilmente identificáveis e estão muito bem equilibrados. O amargor dela é uma boa surpresa. No início dá a impressão de ser um amargor tímido, mas em poucos segundos ele fica mais evidente, toma a boca e deixa uma sensação gostosa na boca. Claro que a temperatura de serviço influencia muito o potencial de amargor. Se você gosta de cerveja mais amarga, recomendo não degustar muito gelada. Está muito boa para o que se propõe: uma Lager leve e refrescante para brigar com as outras que temos no mercado. Pessoalmente gostei mais do sabor que do aroma, que poderia ser mais limpo, principalmente o de lúpulo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Experimentei a cerveja paulistania e gostei muito. O preço estava muito bom. Gosto de malte pronunciado. A idéia dos diferentes rótulos eu adorei.
Vou tomar mais vezes...

Unknown disse...

Bom dia turma!!! onde posso encontrar a Cerveja Paulistania?

Related Posts with Thumbnails