17 novembro 2009

Hoegaarden Verboden Vrucht/ Le Fruit Défendu


A história da Hoegaarden já foi descrita neste blog em outro momento, assim como também a saborosíssima Hoegaarden Grand Cru. Para deixar esta família um pouco mais completa, desta vez vou falar de uma das irmãs mais prestigiadas: a Hoegaarden Verboden Vrucht (em neerlandês, uma das línguas oficiais da Bélgica). Esta cerveja também é conhecida como Le Fruit Défendu em francês, Forbidden Fruit em inglês ou, como diríamos em português, simplesmente Fruto Proibido.


O nome da cerveja tem um porquê. Ela foi criada entre os anos de 1980/82 pelo pai da Hoegaarden, Pierre Celis, e nasceu com outro nome, Diesters, por ter sido criada para as festividades anuais da cidade de Diest, localizada no Brabante Flamenco belga. No início ela era produzida pela cervejaria Cerckel. Quando a Cerckel foi comprada pela cervejaria Haacht, Celis foi proibido de utilizar o nome Diesters. Desta proibição ele teve a idéia de usar o nome Fruto Proibido para a cerveja.

Um dos pontos mais marcantes da Hoegaarden Verboden Vrucht/ Le Fruit Défendu é o seu belíssimo rótulo. Nele podemos ver uma ilustração de Adão e Eva no paraíso, cada um com uma taça de cerveja na mão. Com certeza estas taças estão repletas da deliciosa cerveja criada por Celis! Idéia genial retratar a cerveja como o fruto proibido no paraíso!

Adão e Eva - Pintura original de Peter Paul Rubens.

Na realidade, esta ilustração foi baseada na pintura original Adão e Eva do artista barroco Peter Paul Rubens (1577-1640). Rubens nasceu na cidade de Siegen, que fica hoje na Alemanha, mas viveu a maior parte de sua vida e desenvolveu seu trabalho em Flandres na Bélgica. No rótulo da cerveja, assim como na pintura, Adão e Eva estão seminus ( se é que uma folhinha pequena pode elevar a classificação de nudez para a seminudez).

Quando a Hoegaarden Fruto Proibido chegou pela primeira vez nos Estados Unidos ela foi banida pelo American Bureau of Alcool, Tobacco and Firearms. A cervejaria protestou na época dizendo que não se tratava de pornografia, mas de uma obra de arte de um pintor do país. A resposta do órgão americano foi que Eva deveria então segurar uma maçã e não um copo de cerveja!


Hoegaarden Verboden Vrucht/ Le Fruit Défendu - Belgiam Dark Strong Ale, Ale, 8,5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Cobre escura, turva.
Espuma: Boa formação, média duração, cor bege, bolhas bem pequenas, boa consistência.
Aroma: Malte, adocicado, caramelo, toffee, frutado (passas), fenólico, picante, álcool, condimentado.
Paladar: Malte, doce, caramelo, toffee, frutado (passas), fenólico, picante, álcool, bom amargor final, com boa intensidade, bom corpo, boa textuta, carbonatação evidente, seca.

Ótima cerveja. O aroma infelizmente não é desprendido com muita facilidade. Melhora à medida que a bebida esquenta mas mesmo assim não é claro e limpo como já senti em outras cervejas. O sabor é bem perceptível e complexo desde o começo até o final do copo. O que mais marca é o fenólico picante, corroborado pela presença do álcool que esquenta na boca mas combina muito bem com a força da cerveja.

Belo conjunto!

6 comentários:

HellBeer disse...

Rodrigo,

Onde achou essa breja???

Abs

Rodrigo Campos disse...

HellBeer,

Comprei na primeira semana de outubro no quiosque Mr. Beer no shopping Ibirapuera. Ainda ficaram três garrafas por lá, não sei hoje. Só não trouxe mais porque já tinha muitas para trazer na mala!

Anônimo disse...

Olá, apenas para reforçar que a Le Fruit está a disposição no MR. BEER (shopping Ibirapuera). Atualmente o quiosque está com 170 rótulos, vários deles muito difíceis de se achar. Vale a pena conhecer !!

Rodrigo Campos disse...

Anônimo,

Você pode dizer quem distribui a Le Fruit Défendu no Brasil: a própria AMBEV? Não tem nenhuma etiqueta na garrafa!

Anônimo disse...

Muito obrigada pelas dicas. Fui até o Mr. Beer no shopping Ibirapuera e encontrei exatamente os rótulos de que o meu marido adora e são difíceis de encontrar aqui no Brasil. Fiz o maior sucesso no aniversário dele !!! Para quem ainda não foi até lá eu recomendo, o atendimento é muito bom e esclarecedor principalmente para nós mulheres.

Luiz C. Salama disse...

Descritivo bem completo. Eu comprei pelaninternet no emporiodacerveja.com.br mas alem da irregularidade no estoque o frete aumentou preço e prazo...

Related Posts with Thumbnails