01 julho 2009

A Ronda #13 - Nosso bar preferido.


A Ronda é uma iniciativa dos colegas blogueiros de língua espanhola. Trata-se de um post coletivo. Alguém escolhe um tema (sobre cerveja é claro) e convida os outros para escrever sobre este assunto em seu blog pessoal. Pela primeira vez fui convidado para fazer parte da Ronda. Esta é a Ronda Nº 13 e o convite foi feito pelo colega chileno Catador do blog Buena Cerveza. O assunto desta Ronda é: "Todos temos um ou até alguns bares preferidos onde sabemos que vamos encontrar uma boa cerveja, um bom ambiente e onde talvez até sejamos conhecidos. A idéia desta Ronda é falar sobre este bar, porque gostamos tanto dele, que cervejas podemos encontrar ..." Apesar do grande atraso não poderia deixar de aceitar o convite e escrever algo em agradecimento ao amigo Catador que gentilmente me convidou para colaborar com a Ronda.

Moro em Fortaleza, uma cidade no Nordeste brasileiro onde o mercado de cervejas ainda é quase que 100% dominado pelas Lagers mais refrescantes. Aqui temos fábricas das maiores companhias de cervejas brasileiras: AB InBEV (Antática, Brahma e Skol), Schincariol (Nova Schin) e FEMSA (Kaiser). Infelizmente em minha cidade e nas regiões próximas não existem Microcervejarias comprometidas com a fabricação de cervejas diferenciadas. A cultura da cerveja de qualidade ainda não é muito desenvolvida por aqui e por isso é difícil encontrar grande variedade até mesmo de boas cervejas feitas em Microcervejarias de outras regiões brasileiras, pois as grandes dimensões de meu país dificultam a distribuição dos produtos. As importadas também não são encontradas com muita facilidade.

Os bares infelizmente refletem aquilo que o consumidor procura. Já tivemos um bar aqui que ofertou uma carta com 70 cervejas diferentes. Durante algum tempo funcionou bem mas por algum motivo a oferta de cervejas foi diminuindo e hoje já não encontramos uma boa variedade. Esta ainda é a realidade de muitas regiões brasileiras, onde os anos de propaganda ensinando o consumidor a gostar de cerveja sem sabor contribuíram para que o mercado ficasse adormecido e pouco exigente. Nos últimos anos esta realidade tem mudado devagarinho. Várias sementes estão sendo plantadas na tentativa de educar o consumidor de cerveja e mostrar que existe muito mais para se conhecer sobre cerveja.

Na minha opinião, o melhor local para tomar uma cerveja especial em minha cidade é a minha casa. Sempre tenho uma grande variedade e algo diferente para ser apreciado, tenho os copos adequados e sirvo todas na temperatura adequada. O ambiente é totalmente controlado. Fora a boa cerveja, tenho a companhia de pessoas que amo e não preciso me preocupar com ninguém fumando perto de mim, pois o cigarro mata a degustação de cervejas. Se preciso ir ao bar escolho aquele que oferta alguma cerveja de melhor qualidade que as Lagers mais populares. Geralmente escolho uma Heineken, mas mesmo esta não é encontrada em qualquer lugar. O mais importante para mim no bar são os amigos. Estando em boa companhia qualquer cerveja é bem-vinda e serve para descontrair e ajudar a compartilhar bons momentos.

Nos maiores centros urbanos do Brasil já encontramos bares espetaculares especializados em cerveja. Alguns até possuem o cardápio todo baseado nas cervejas que são servidas, promovendo uma harmonização zitogastronômica e elevando a cerveja a um patamar superior. Apesar de não contar com casas tão boas ainda por aqui, faço questão de citar algumas que conheço ou ouvi falar em outras cidades brasileiras como forma de reconhecimento ao trabalho que fazem em prol da boa cerveja:

Em São Paulo:

- Frangó: Talvez a maior carta de cerveja do Brasil com mais de 300 rótulos.
- Tortula: Misto de padaria, empório e bar com uma carta de cerca de 100 cervejas.
- Anhanguera: Ótimo bar especializado em cervejas artesanais brasileiras.
- Melograno: Forneria e empório onde a cerveja acompanha os pratos servidos na casa.
- Drake's: Bar muito bonito com uma boa carta de cervejas.
- Asterix: Bar bem localizado (Av. Paulista) e com uma ótima carta de cervejas.

Em Ribeirão Preto:

- Empório Biergarten: Loja aconchegante e com uma carta surpeendente de mais de 200 cervejas.
- Vila Dionísio: Escolhido como um dos melhores do Brasil. Possui um sistema de chope especialíssimo

Em Belo Horizonte:

- Café Viena: A maior carta da cidade. São mais de 300 cervejas. Possui ótimo buffet de comida alemã e austríaca.
- Frei Tuck Slow Beer: Reduto dos amantes da cerveja com ótima carta e algumas produções de homebrewers.
- Haus Munchen: Restaurante com mais de 200 cervejas.

No Rio de Janeiro:

- Beer Taste: Possui uma grande variedade. Talvez a maior do Rio.
- Aconchego Carioca: Reduto visitado por muitos apreciadores da boa cerveja e alguns homebrewers.

Sei que existem muitos outros e por isso peço a ajuda dos leitores que sabem de algum bar que não está na lista e deveria estar. Fique à vontade para indicar seu bar preferido. Sua ajuda e sua opinião são bem-vindas.

8 comentários:

Catador disse...

Excelente entrada Rodrigo. Ojalá sigas participando de la Ronda. La idea es que la invitación se haga antes de mediados de mes, se responda el último viernes del mes, y quien hace el resumen lo haga el lunes siguiente.

El resumen de la actual, con tu comentario incluído, Aquí

The Trooper disse...

Excelente! ya tengo lugares cuando vaya a Sao Paulo

Saludos.

Anônimo disse...

Hola, que tal?
Ya que los 2 contamos con site sobre el mismo tema me gustaria que intercambiemos links para poder beneficiarnos los 2 e ir creando una comunidad entre todos los coleccionistas, que te parece la idea?
Mi mail es : beercanssupport@gmail.com
Mandame un mail asi intercambiamos links y sumamos mas visitas los 2.
saludos!

mi web es : http://www.beercans.com.ar/

Rodrigo Campos disse...

Olá Catador,
Agradeço seu covite e estou aberto a receber outros. Escreverei sempre que possível.

The Trooper,
Pode se preparar que São Paulo tem de tudo para quem gosta de cerveja. O que coloquei aí é somente uma amostra. Tem muito mais.

Grande abraço a todos.

Stefano Maglovsky [stemamo] disse...

o cafe Viena, aqui em BH, é o meu preferido!

Anônimo disse...

Faltou o Cervejarium de Ribeirão Preto com 4 anos de história , 80 rótulos de cerveja e todos os chopes da Colorado.

Marco Chaos disse...

Sensacional o BLOG, demais!
Ta add lá.

Parabéns!

Rodrigo Campos disse...

Olá Marco,

Valeu pelo elogio ao blog. Fico muito feliz também com o reconhecimento ao adicioná-lo como link.

Abraço.

Related Posts with Thumbnails