02 maio 2009

Achel Trappist

Entrada da Abadia de St. Benedictus (Achelse Kluis).

A cerveja Achel é mais uma das cervejas trapistas feitas na Bélgica. Ela é produzida pelos monges da Ordem Trapista da Abadia de St. Benedictus, também conhecida como Achelse Kluis, que significa convento de Achel. A Ordem Trapista é uma congregação religiosa católica que segue a regra beneditina, cujos preceitos são de obediência, silêncio, pobreza e humildade, dividindo o tempo de vida monástica entre o trabalho, o estudo e a meditação. Existem apenas sete Abadias trapistas produzindo cerveja, sendo seis na Bélgica e uma na Holanda. A venda de cerveja tem o objetivo de ajudar no sustento das Abadias e das obras de caridade.

Interior da cervejaria. Foto: Danny Van Tricht

A história da Abadia tem início no ano de 1648, quando monges holandeses construíram uma capela na cidade belga de Achel, fronteira com a Holanda. Esta capela servia de local de oração para os holandese católicos, já que a maioria da população era protestante. Em 1686 a capela se tornou uma Abadia, mas ela foi destruída durante a Revolução Francesa. Em 1844, os monges da Abadia de Westmalle ajudaram a resconstruir a Abadia em Achel e iniciaram atividades agrícolas e a produção de vinho. Em 1852 surgiu a primeira cerveja feita em Achel, chamada de "Patersvaatje". A receita desta cerveja depois foi utilizada como base para as cervejas Rochefort. Em 1914 os monges deixaram a Abadia devido à ocupação alemã durante a I Guerra Mundial. Durante décadas não houve mais produção de cervejas dentro da abadia, sendo que a produção era terceirizada para outras cervejarias. Em 1998 os monges decidiram produzir cerveja novamente na Abadia. Com a ajuda dos monges de Westmalle, uma nova cervejaria foi construída e no final de 1998 as primeiras cervejas já tinham sido produzidas. Esta é portanto a cervejaria trapista mais nova de todas. Existem cinco cervejas diferentes na Abadia:

-Achel Blond 5%: servida direto do barril e disponível somente na Abadia.
-Achel Bruin 5%: servida direto do barril e disponível somente na Abadia.
-Achel Blond 8%: disponível em garrafas de 330ml, lançada em 2001.
-Achel Bruin 8%: disponível em garrafas de 330ml, lançada em 2001.
-Achel Extra Bruin (9,5%): disponível em garrafas de 750ml, lançada pela primeira vez em 2003 para celebrar o Natal.

Existe um café anexo à cervejaria, onde é possível degustar as cervejas e ver o trabalho do irmão Antoine e de seu ajudante cervejeiro Mark Knops através de um vidro que separa a cervejaria do café.

Tive a oportunidade de degustar duas das cervejas Achel que estão disponíveis no Brasil, a Blond e a Bruin 8.

Achel Blond - Belgian Strong Ale, Ale, 8%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourada, turva, presença de sedimentos.
Espuma: Alta formação e média duração, cor bege clara, bem consistente, deixando marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, frutado (maçã, banana), fermento, pão.
Paladar: Malte, doce, frutado (maçã, banana), fermento, picante, leve álcool, amargor final, bom corpo.

Boa cerveja. Marcada pelo equilíbrio entre os elementos que a compõe. Bom perfil maltado, frutado delicioso e bem presente, traços de fermento e leve fenólico picante. Apesar do teor alcoólico, este está muito bem inserido, pouco perceptível, só aparecendo quando a bebida esquenta. O amargor também só aparece quando a bebida já está mais quente.


Achel Bruin - Belgian Dark Strong Ale, Ale, 8%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Cobre, levemente turva.
Espuma: Alta formação e média duração, cor bege, boa consistência, deixa leves marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, caramelo, toffee, frutado (ameixas), picante, fermento, pão, leve torrado, leve álcool.
Paladar: Malte, doce, caramelo, toffee, frutado (ameixas), picante, fermento, torrado, álcool, amargor final, bom corpo (licoroso).

Boa cerveja. Bem próxima da Achel Blond mas com a presença de leve torrado dos maltes escuros e um frutado que lembra ameixas. Particularmente, as versões escuras me agradam mais e foi o que aconteceu com esta aqui. Até mesmo o corpo dela me agradou mais. A retenção de espuma é melhor nesta.

Veja outras cervejas trapista clicando aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails