02 janeiro 2009

La Chouffe


A Brasserie D'Achouffe é uma cervejaria belga localizada em Achouffe, um pequeno vilarejo na Valônia. Nos anos 70, os cunhados Pierre Gobron e Christian Bauweraerts decidiram produzir sua própria cerveja. Tudo começou como um hobby, mas o crescimento da cervejaria foi tão grande que eles decidiram se dedicar em tempo integral à ela. A primeira brassagem da La Chouffe foi de 49 litros e ocorreu em 1982.

Sua linha de produção é encontrada em garrafas de 750ml bem bonitas com tampas do tipo coroa mas em tamanho bem avantajado. Além da La Chouffe são produzidas as cervejas Mc Chouffe, Houblon Chouffe IPA Tripel, N'Ice Chouffe, Big Chouffe (La chouffe em garrafa de 1,5L) e Bok Chouffe.


Os primeiros estrangeiros a provarem a La Chouffe foram os primos holandeses dos donos da cervejaria. Até hoje a Holanda é o país que mais recebe as cervejas fora da Bélgica. Atualmente a linha de cervejas D'Achouffe pode ser encontrada em mais de 20 países. No Brasil temos duas importadoras que trazem esta cerveja, Armazém do Nono e Casa da Cerveja.

Uma curiosidade sobre a cerveja são os gnomos encontrados em todos os produtos da cervejaria. Chouffe significa gnomo no dialeto local, o valão. Esta cerveja é tão amada que é possível encontrar fãns clubes no mundo inteiro. Nas reuniões dos clubes, as pessoas utilizam gorros vermelhos parecidos com os dos gnomos, símbolo da cervejaria.

Em 2006 a cervejaria foi comprada pelo grupo Duvel Moortgat, também belga.


La Chouffe - Belgian Strong Ale, Ale, 8% ABV, garrafa 750ml.

Cor: Dourada, turva.
Espuma: Alta formação e média duração, cor branca, belíssima consistência, deixando muitas marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, fermento, cítrico, laranja, frutado, lúpulo, álcool.
Paladar: Malte, doce, fermento, cítrico, lúpulo, frutado, álcool, picante, bom amargor final persistente, ótimo corpo.

Ótima cerveja. O aroma é delicioso e já aparece a partir do momento em que a garrafa é aberta. No paladar ela tem um frutado claro e delicioso e uma sensação picante advinda da potência alcóolica, que apesar de alta não agride em momento algum. Muito gostosa e bem equilibrada. Esta merece repetições contínuas e frequentes.

3 comentários:

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Parabéns pelo blog e pelas excelentes postagens!

Um abraço,

Jean Claudi.

Rodrigo Campos disse...

Olá Jean,

Obrigado pelas palavras de reconhecimento.

Estive em Floripa duas vezes este ano (2008) e infelizamente não fiz contato com nenhum homebrewer daí. Já sei que estão saindo ótimas cervejas caseiras, ganhando prêmios inclusive.

Dei uma olhadinha no seu blog também e adorei os pães. As pizzas então, deu água na boca!

Grande abraço.

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Temos aqui no estado a AcervA Catarinense.

O meu ilustre amigo, Raphael Tonera, é cervejeiro, colaborador do nosso blog, o www.paoecerveja.blogspot.com, e vice-presidente da AcervA.

A Rapha ganhou em primeiro lugar na categoria Belgian Strong Ale no III Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, realizado em Belo Horizonte - Minas Gerais, em agosto do ano passado. O cara é bom, Rodrigo, faz cada cerveja...

Também está nos meus planos virar cervejeiro em 2009... já que em 2008 o sonho ainda não se tornou realidade.

Um grande abraço,

Jean Claudi.

Related Posts with Thumbnails