20 janeiro 2009

Hacker-Pschorr Anno 1417 e o estilo Kellerbier

A cervejaria Hacker-Pschorr tem início com a cervejaria Hacker, fundada no ano de 1417 na cidade de Munique na Alemanha, 99 anos antes da Reinheitsgebot (a lei de pureza da cerveja na Alemanha) ser instituida. No século 18, Joseph Pschorr comprou a cervejaria Hacker e fundou uma cervejaria com o seu nome. As duas mantinham sua própria cerveja até que em 1972 surgiu a Hacher-Pschorr, que teve sua cerveja inicialmente vendida depois do ano de 1975. O logotipo atual é uma união dos logotipos das duas cervejarias. Esta é uma das seis cervejarias oficiais da Oktoberfest de Munique.

Kellerbier é um estilo de cerveja originário da Alemanha e keller significa literalmente adega. Esta é uma cerveja lager não filtrada, geralmente com uma boa carga de lúpulo aromático. As Kellerbiers autênticas geralmente possuem pouca carbonatação porque elas fermentam em barris de madeira que não conservam toda a carbonatação produzida pela reação de fermentação. Em geral elas são encontradas localmente, mas algumas cervejarias oferecem suas versões em garrafas e barris, permitindo o transporte para outros mercados. Nestas versões, as cervejarias costumam realizar uma leve filtragem e adicionam uma leve carbonatação artificial para dar maior efervecência.


Hacher-Pshorr Anno 1417 - Kellerbier, Lager, 5.5% ABV, garrafa 500ml.

Cor: Âmbar/alaranjada, turva.
Espuma: Boa formação, média/ baixa duração, cor branca, consistência boa, deixa algumas marcas pelo copo.
Aroma: Malte, pão, doce, lúpulo, cítrico, fermento.
Paladar: Malte, pão, doce, cítrico, lúpulo, fermento, amargor final de média duração, corpo médio, alta carbonatação.

Boa cerveja. Apesar de ser uma Lager leve ela surpreende. Esta seria uma ótima cerveja para substituir as Lager comuns nacionais. Nesta, por não ser filtrada, podemos sentir aroma e sabor do fermento, pão, um toque cítrico (provavelmente do lúpulo) e um corpo melhorado. Para ficar melhor só faltou um amargor mais pronunciado. A garrafa é um ponto positivo, bonita e com fechamento tipo "swing-top".

4 comentários:

Catador disse...

Ésta cerveza era un buen ejemplar de una rica lager. No todas las Kellerbier me gustaron, pero sí debo decir que es un estilo que me gusta. Y por lo general ésta marca hace buenas cervezas, cuando probé la oktoberfest le ganó a todas las otras.

Salud!

Anônimo disse...

Olá Rodrigo, parabéns pelo site.. bacana mesmo!
essa cerveja Hacker Pschorr é sensacional... combina muito bem com um carneiro ou um salsichão com mostarda... perfeita!
sabe quem está importando?
abraço!
Leandro.

Rodrigo Campos disse...

Olá Leandro,

Obrigado pelo elogio. Quem importa a Hacker Pschorr é a Reloco, a mesma que importa as cervejas Paulaner, e fica no Rio de Janeiro. O site deles é o www.reloco.com.br.

Um abraço.

Unknown disse...

Quando vou p Salto Del Guaira no Paraguai compro no Shopping China ou no Quem anne.

Related Posts with Thumbnails