11 janeiro 2009

Cervejaria Colorado - Indica e Demoisele


A Cervejaria Colorado foi fundada no ano de 1995 na cidade de Ribeirão Preto, conhecida pelo seu famoso chope. O carioca Marcelo Carneiro é o responsável pela empreitada. A cervejaria produz chope e cervejas engarrafadas e toda a água utilizada na fabricação dos produtos é captada do aquífero Guarany, uma das maiores e mais puras reservas de água doce do mundo.

A Colorado produz cervejas diferenciadas não somente pela sua qualidade, mas também pelo uso de ingredientes inusitados e genuinamente brasileiros nas suas receitas. Atualmente são produzidas quatro cervejas diferentes:

Colorado Cauim: Cerveja Pilsen com mandioca. O nome Cauim em Tupi se refere a uma bebida fermentada de cereais e mandioca que era produzida pelos índios.

Colorado Appia: Cerveja de trigo com mel de abelhas européias e africanas.

Colorado Indica: Cerveja India Pale Ale (IPA) feita com rapadura. O estilo IPA foi criado pelos britânicos para transportar suas cervejas nas viagens marítimas para a colônia, a Índia. As cervejas estragavam durante a longa viagem. Para prolongar a validade das cervejas foram acrescentadas grandes quantidades de lúpulo, que possui propriedades conservantes. Esta cerveja já foi escolhida como uma das melhores feitas no Brasil e recebeu três estrelas no "Pocket Beer Guide" (conhecido como o Guia Michelin das cervejas) do famoso especialista em cervejas Michael Jackson.

Colorado Demoisele: Cerveja Porter com café. O nome Demoiselle é uma homenagem a Alberto Santos Dumont, pois sua família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto. Demoiselle foi o nome de um dos aviões criados por Santos Dumont. A receita da Demoisele foi criada com a colaboração do cervejeiro caseiro Ricardo Rosa. Esta cerveja ganhou uma medalha de ouro na categoria Porter no European Beer Star 2008, grande concurso de cervejas na Alemanha.

Neste post vou descrever minha degustação das duas melhores cervejas Colorado, a Indica e a Demoisele.


Colorado Indica - IPA, Ale, 7% ABV, garrafa 600ml.

Cor: Cobre, límpida.
Espuma: Média formação e duração, cor bege clara, boa consistência, deixa leves marcas pelo copo.
Aroma: Malte, lúpulo, cítrico, caramelo.
Paladar: Malte, doce, lúpulo, cítrico, caramelo, bom amargor final, duradouro e que convida a um novo gole, corpo médio.

Boa cerveja. Ótimo exemplar de uma IPA. Fiel ao estilo com boa presença de lúpulo. Bem balanceada, tanto no aroma quanto no sabor. Uma das melhores cervejas brasileiras.



Colorado Demoisele - Porter, Ale, 6% ABV, garrafa 600ml.

Cor: Preta, reflexos vermelho rubi.
Espuma: Média/baixa formação, baixa duração, cor bege escura.
Aroma: Café predominante, torrado, malte, caramelo, toffee, chocolate.
Paladar: Café predominante, torrado, malte, caramelo, toffee, chocolate, lúpulo, amargor final persistente, corpo médio.

Boa cerveja. O café é bem forte e predomina, mas também deixa aparecer ótimos toques de caramelo, toffee e chocolate. Bom amargor final, me agrada muito. Também é uma das melhores cervejas nacionais. Com tão pouco tempo de existência já possui um prêmio internacional.

4 comentários:

Anônimo disse...

Coloquei seu blog no meu favoritos,obrigado por divulgar a cultura cervejeira na nossa querida região nordeste.De tempos em tempos vou dar uma olhada em voce!
Parabéns pela iniciativa!

Marcelo Carneiro
Cervejaria Colorado

Rodrigo Campos disse...

Grande Marcelo Carneiro,

Gosto muito da suas cervejas. Pena que não as encontramos com facilidade por aqui.

Agradeço a sua visita e saiba que realmente a minha intenção é divulgar a cultura da boa cerveja, não somente no Nordeste mas em todo o Brasil. Espero assim tempos melhores tanto para as cervejarias quanto para os consumidores.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Que delicia de cerveja. Morei na California e gostava muito das cervejas "Sierra Nevada" . Achei a Indica muito parecida com uma das que eu gostava muito. Pela primeira vez no Brasil senti que tem pessoas que realmente sabem fazer cerveja.

Rodrigo Campos disse...

Anônimo,

Realmente a Indica é muito boa. Infelizmente não provei nenhuma Sierra Nevada. Não é por falta de vontade. Não sei o que você já provou por aqui, mas pode ter certeza de que existem outras brasileiras muito boas. Pode experimentar que encontrará muita cerveja boa.

Abraço.

Related Posts with Thumbnails