21 dezembro 2011

De Dolle Stille Nacht 2009



Ontem fiz a introdução sobre a De Dolle Brouwers e sua cerveja símbolo, a Oerbier. Tudo isso somente para publicar hoje um post sobre a cerveja de Natal da De Dolle, a Stille Nacht. O nome significa noite silenciosa. A Stille Nacht é uma cerveja intensa e alcoólica produzida e lançada ao final da cada ano e por isso ela é safrada. Segundo a De Dolle, ela envelhece muito bem.

Tive a oportunidade de provar uma De Dolle Stille Nacht 2009 e divido com vocês a minha experiência:



De Dolle Stille Nacht 2009 - Belgian Golden Strong Ale, 12% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Âmbar escura, leve turbidez (a frio).
Espuma: Boa formação e duração, cor bege clara, bolhas bem pequenas, consistente.
Aroma: Malte, adocicado, pão, fermento, frutado (laranja, damasco), cítrico, fenólico, picante, leve álcool.
Paladar: Malte, doce, fermento, fenólico, picante, frutado (laranja, damasco), cítrico, álcool, final bem amargo e picante, bom corpo.

Boa cerveja. Intensa, alcoólica e muito fenólica. Essa é para beber com bastante calma. Inicia doce e frutada mas mostra intensas notas fenólicas picantes e de álcool, principalmente no sabor. Ao final de cada gole ela é bem amarga e picante. Não costumo guardar cevejas claras, pois acredito que sejam melhores mais novas. Consegui comprar essa já de 2009 e foi consumida em agosto de 2011. Não mostrava sinais de oxidação. Não sei se ela consegue aguentar mais tempo de guarda, mas segundo a cervejaria, eles possuem exemplares guardados desde a primeira produção.


2 comentários:

Claudinei disse...

Mais uma preciosidade belga, e bem forte por sinal.

Rodrigo, entrando no mérito das "chatas" regras do BJCP, e podendo eu também estar enganado, essa cerveja me parece um tanto escura para uma Belgian Golden Strong Ale, não? Sem contar o abv acima do limite... não seria melhor classificá-la como Belgian Specialty Ale?

Abraço.

Claudinei

Rodrigo Campos disse...

Claudinei,

Ela tem perfil de sabor e aroma de uma Belgian Strong Ale, alí entre uma BGSA e uma Tripel. Poderia ser uma Specialty segundo as regras atuais do BJCP.

Related Posts with Thumbnails