19 outubro 2011

Turismo cervejeiro em Londres - The Harp Pub.



Chegando em Londres, minha primeira parada na Europa, tratei logo de procurar meu primeiro Pub. Na terra da rainha, esse local é sinônimo de boas cervejas. Meu primeiro local para desfrutar de uma boa Ale tradicional inglesa foi o The Harp, localizado no Covent Garden. Como todo Pub, ele é bem antigo, bonito, principalmente por fora, com interior todo de madeira, poucas mesas e mais balcões e banquetas, muita gente em pé tanto dentro como fora do recinto. O Pub é o local de reunião dos ingleses para beber uma cerveja depois do trabalho e relaxar entre amigos. Impressiona como não tem ninguém para controlar a entrada e saída de pessoas. Ao final de cada rodada, um dos amigos reúne todos os copos e leva novamente para dentro do Pub (tenho certeza de que no Brasil os copos também voltariam!), compra mais bebida e leva para os amigos. Além das Ales, todos os Pubs também servem Lagers. Não dá para ignorar a crescente demanda dos jovens por Lagers e a diminuição do consumo das Ales tradicionais.


O The Harp foi escolhido pela CAMRA (Campaign for Real Ale), entidade inglesa que trabalha pela valorização da Ale, como o melhor Pub da Inglaterra de 2010. Ele foi escolhido pela boa seleção de Ales tradicionais. O The Harp sempre conta com 8 diferentes delas, geralmente de cervejarias londrinas. Como todo os Pubs que fui, também é possível encontrar uma Real Cider, a Cidra. Um dos pontos negativos no The Harp, como em juitos outros Pubs que também conheci, é a falta de boa comida. No The Harp, somente era possível comer algumas salsichas. Eu nem provei. 


Ale inglesa tradicional deve ser refermentada dentro do barril, o cask, e servida através de uma bomba manual, bem diferente do nosso chope que é envasado dentro de um barril diferente, o keg, servido através de uma torneira acionada por um balão de CO2 e que ainda geralmente é pasteurizado.

Cada Pub possui uma adega (cellar) onde os casks são acondicionados. O finalização do processo de refermentação ocorre dentro da adega e a pessoa responsável por controlar este processo é o Cellar Man.   Mesmo após essa finalização, a cerveja continua fermentar dentro do cask e a mudar com os passar dos dias pois a levedura continua viva. Por causa desse método de produção, geralmente a carbonatação das Ales tradicionais inglesas é bem mais baixa que as nossas cervejas. Também não há refrigeração dos casks, portanto a temperatura de serviço é a da adega, por volta de 13⁰ C. Por esses dois motivos geralmente as pessoas estranham as Ales tradicionais, pois dizem ser servidas sem gás e quentes. Para apreciar uma Ale tradicional é preciso valorizar o método de produção tradicional e entender que a baixa carbonatação contribui com uma textura mais aveludada e cremosa. Já a temperatura mais amena, e nunca quente como dizem, nos permite perceber melhor os aromas e sabores da cerveja. Veja abaixo as minhas escolhidas daquela noite.


Dark Star Partridge (Best Bitter) - 4% ABV.

Cor: Cobre, límpida.
Espuma: Bem densa, deixa muitas marcas.
Aroma: Lúpulo, cítrico, leve picante, malte, caramelo.
Paladar: Lúpulo, picante cítrico, leve caramelo, amargor bem presente, baixíssima carbonatação, textura cremosa, refrescante, corpo médio, bem seca.


Dark Star Winter Meltdown (Winter Warmer) - 5% ABV.

Cor: Cobre escura, límpida.
Aroma: Lúpulo, picante, herbáceo, malte, caramelo, doce.
Paladar: Doce, lúpulo, picante herbáceo, malte, caramelo, baixa carbonatação, cremosa.


Gadd`s DogBolter Faithfull (Porter) - 5.6% ABV.

Cor: Marrom bem escura, límpida, reflexos avermelhados.
Aroma: Torrefação, caramelo, café, leve chocolate.
Paladar: Malte, torrefação, café expresso, caramelo, toffee, amargor (da torrefação) presente mas equilibrado, baixíssima carbonatação, textura cremosa.


Milestone Black Pearl (Dry Stout) - 4.3% ABV.

Cor: Preta, quase opaca, espuma bege.
Aroma: Café expresso, torrefação, chocolate amargo.
Paladar: Café expresso, torrefação, chocolate amargor, bem seca, amargor bem presente, baixa carbonatação, boa textura. Mesmo com a baixa carbonatação, ela não fica aguada como algumas Dry Stouts nitrogenadas que bebemos aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Envidia sana al leer la crónica. Espero con gran interés los siguientes pubs y real ales de London.
Felicidades por el blog.
Emilio Beer

Rodrigo Campos disse...

Olá Emílio,

Com certeza teremos mias posts sobre boas Ales inglesas e pubs londrinos, pelo menos os que consegui visitar em minha rápida passagem.

Abraço.

Related Posts with Thumbnails