27 outubro 2011

Turismo Cervejeiro em Londres - The Clarence.



De passagem pro Londres não dá para deixar de notar a quantidade de pubs que existem na cidade. Muitos deles são tradicionais, antigos, com muita madeira na decoração e servem as Ales inglesas mais tradicionais. Outros são mais moderninhos, com decoração mais atual (e até mais feminina) mas também servem boas Ales tradicionais. Um dos Pubs que conheci é assim, o The Clarence. Por fora ele parece um pub bem tradicional, mas dentro ele tem uma decoração bem mais amena, além de que o atendimento é feito nas mesas por garçons mesmo, fato incomum nos pubs. Nosso garçom naquele dia foi um brasileiro de Curitiba. 

O The Clarence fica na White Hall, avenida que liga a Abadia de Westminster a Trafalgar Square, quase em frente ao portão do prédio da Cavalaria Real. Este não estava em meus planos, mas acabou sendo uma parada estratégica. Eles servem cerca de seis Ales tradicionais diretamente de casks e mais algumas Lagers (naquele dia tinha Staropramen) direto do barril, nosso chope. Decidi provar somente as tradicionais e naquele dia foram três diferentes:


Sharp`s Red Ale - Red Ale, 4.1% (Cask).

Aparência: Cor cobre, límpida, espuma cor marfim.
Aroma: Lúpulo (picante, cítrico, leve herbáceo), leve malte.
Paladar: Lúpulo (picante, terroso, leve cítrico) malte, leve caramelo, bom amargor final, baixíssima carbonatação.

Aroma delicioso de lúpulo. Essa foi a primeira que pedi no dia e com certeza a melhor de todas por ter um caráter de lúpulo mais intenso.


Sharp`s Doombar - Bitter, 4% (Cask).

Aparência: Cor cobre, límpida.
Aroma: Malte, caramelo, leve lúpulo (picante, condimentado).
Paladar: Malte, caramelo, leve lúpulo (picante, condimentado, leve herbáceo), leve amargor, residual predominante adocicado, baixíssima carbonatação.


Adnam`s Bitter - Bitter, 3,7% (Cask).

Aparência: Cor cobre, límpida.
Aroma: Leve lúpulo (picante), leve malte, cereais.
Paladar: Malte, caramelo, lúpulo (cítrico, picante), leve amargor, bem seca, baixíssima carbonatação.


Aproveitei e provei por lá o meu primeiro fish and chips em Londres. O de lá não dos mais baratos mas com certeza era dos mais gostosos. Provei com uma boa bitter inglesa, nesse caso a Doombar, mas se conhecesse as cervejas antes teria pedido a Sharp`s Red Ale, pois a maior presença de lúpulo combinaria com o frescor do peixe, o cítrico (também do lúpulo) combinaria com o toque de limão no peixe e ajudaria a cortar a gordura natural do peixe e da fritura. Segundo o garçom, a Doombar é uma a cerveja mais popular do bar. Além disso ela é utilizada para fazer a massa de empanar do fish and chips.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails