31 julho 2011

Cervejas Leuven Golden Ale, Red Ale e Dubbel



A história da cervejaria Leuven começa oficialmente em 2010 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. O seu fundador, Alexandre Godoy, já se envolvia com a fabricação artesanal de bebidas desde a década de 80. O bisavô dele deixou de herança algumas receitas caseiras de bebidas, principalmente destilados. Ele gostava de fermentados mas tinha dificuldade em encontrar insumos para produzir cerveja. Alexandre entrou na faculdade de Agronomia e no último ano fez estágio na Fermentec, empresa especializada em fermentação. Lá ele conseguiu sua primeira cepa de fermento para cerveja Pilsen e começou a fabricar sua cerveja em casa. Ele cursou mestrado  na área de processos de cervejaria e destilação em Edinburgo, na Escócia. Lá ele conheceu e se apaixonou pelas cervejas tão diferentes da Pilsen que ele conhecia até então. Gostava muito das cervejas inglesas, mas achava as belgas as melhores do mundo. A partir daí ele começou a produzir suas primeiras receitas baseadas na escola belga. A cada viagem, ele trazia novos equipamentos, fermentos e tudo que não podia ser encontrado por aqui.

Em 2009, seu irmão Fernando o incentivou a montar uma cervejaria. Ela foi batizada com o nome Leuven em homenagem à cidade belga com famosa tradição cervejeira. Sua paixão pelas cervejas belgas influenciou as receitas das cervejas que eles fazem hoje, mas Alexandre deixa bem claro que ele não se prende a estilos específicos. Os estilos das cervejas são descritos por ele mesmo como do estilo Leuven, com identidade própria.

Kit Leuven com as cervejas Golden Ale, Red Ale e Dubbel, além da taça.

Hoje a Leuven comercializa três cervejas: Golden Ale, Red Ale e Dubbel. Recebi um kit contendo as três cervejas e uma taça.  Divido aqui minhas impressões sobre elas.


Leuven Golden Ale - Blond Ale, 5.5% ABV, garrafa 600ml.
Cor: Dourada intensa, levíssima turbidez.
Espuma: Boa formação e média duração, cor, marfim.
Aroma: Mlate, adocicado, leve mel, frutado (maçã, pêra), leve lúpulo (herbáceo, leve cítrico).
Paladar: Malte, leve doce, frutado (maçã, pêra), lúpulo (herbáceo, leve cítrico), amargor final de média/baixa intensidade e duração, seca, copo médio/baixo, alta carbonatação.

Boa cerveja. Acredito que seja uma boa cerveja de trabalho, daquelas que podem agradar um público maior, mas mesmo assim ter sabor. Perfil bem simples de malte com leve adocicado, chegando a lembrar mel. O fermento traz notas frutadas que lembram maçã e pêra mas não apresente notas fenólicas condimentadas, comuns nas Belgian Blond Ales. O lúpulo aparece com bom equilíbrio em notas herbáceas e levemente cítricas. O corpo médio/baixo aliado à alta carbonatação e ao amargor final seco deixa a cerveja bem refrescante e saborosa.


Leuven Red Ale - Red Ale, 6% ABV, garrafa 600ml.

Cor: Cobre escura/avermelhada, leve turbidez.
Espuma: Boa formação, média duração, cor bege.
Aroma: Malte, doce, caramelo, toffee, leve frutado.
Paladar: Malte, doce destacado, caramelo, toffee, melaço, leve frutado, leve álcool, amargor de média intensidade, residual final doce, levemente seca, corpo médio.

O malte com certeza é o que mais aparece nessa cerveja. Muito caramelo, toffee e até melaço no sabor. O frutado é bem tímido e indefinido. O lúpulo aparece no amargor mas não no aroma e no sabor. 


Leuven Dubbel - Dubbel, 8% AV, garrafa 750ml.

Cor: Âmbar, turva.
Espuma: Alta formação, média/baixa duração, cor bege clara, deixa marcas no copo.
Aroma: Malte, adocicado, fenólico, picante, frutado (maçã, pêra, laranja), cítrico, fermento, leve álcool.
Paladar: Malte, doce, cítrico, frutado (maçã, pêra, laranja), leve fenólico, picante, condimentado, fermento, leve álcool, bom amargor final com leve residual doce, seca, bom corpo.

Ótima cerveja. Nessa aqui é onde mais percebemos o quanto as cervejas da Leuven não seguem estilos de forma rígida. Para mim a Dubbel deles parece muito mais com uma autêntica Belgian Tripel, e das melhores. Boa presença de malte, cor mais clara, puxada para o âmbar, fenólica, picante, frutada (maçã, pêra, laranja), cítrica e com leve presença de álcool. Para uma Dubbel faltaria uma cor um pouco mais escura e presença de frutas escuras, como ameixa e passas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo
alguma sugestão para o evento em icapui?cervejas do mundo ou coisa parecida?
Karlo Schneider

Eduardo Deleuze disse...

Esa Dubbel es demasiado clara no?

Saludos!!

Rodrigo Campos disse...

Com certeza Eduardo, também achei o mesmo. Veja meus comentários sobre ela no post, onde descrevo que na minha opinião ela é muito mais uma Tripel pela cor mas principalmente sabor e aroma. Uma ótima Tripel por sinal.

Related Posts with Thumbnails