10 março 2011

Turismo cervejeiro em Nova Iorque II - Whole Foods Market



Para qualquer apreciador de boas cervejas, visitar os Estados Unidos é uma verdadeira farra. Há momentos em que parecemos uma criança na Disneylândia. A variedade de cervejas disponíveis já é impressionante se contarmos somente com as opções de micro cervejarias americanas, mas fica sensacional quando consideramos também a grande variedade de cervejas importadas (Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Escócia, Itália, Japão, França, entre outros países).

Em Nova Iorque existe uma grande disponibilidade de locais para provar estas cervejas. Pubs e Restaurantes frequentemente se preocupam em ter uma carta especializada e a grande oferta de cervejas de micro cervejarias americanas facilita bem isso. Em praticamente toda Manhattan é possível encontrar um local com uma boa carta de cerveja, que não raramente chega a mais de 100 opções. Algo ainda bem incomum aqui no Brasil mas já bem presente por lá e ter uma grande disponibilidade de cervejas servidas "on tap", como o nosso chope, até mesmo importadas. Não é raro encontrar mais de 20 ou 30 opções de cervejas "on tap" no mesmo local.

A quantidade de locais é tão boa que é possível montar até um roteiro para aproveitar as visitas aos locais turisticos mais famosos da cidade e dar uma passada em algum pub ou restaurante mais próximo na hora do almoço ou no deslocamento de um local para outro por exemplo. Eu fiz isso e dá bem certo. Afinal de contas, não dá para fazer uma viagem dessas e esquecer de conhecer a cidade, fazer turismo mesmo, assim como também não dá para passar o dia todo bebendo e não conseguir aproveitar a cidade.

Outra forma de comprar cerveja por lá são as inúmeras Delis (forma como eles chamam suas delicatessens) espalhadas por toda a cidade, apesar de que a grande maioria delas não tem uma grande variedade de cervejas. Em mercados (os supermercados são pouco comuns em Nova Iorque devido à falta de espaço na cidade) é possível encontrar uma boa variedade. As lojas especializadas não são tão comuns mas existem e são uma opção a mais para conseguir as cervejas mais raras.

Neste post minha intenção é de mostrar o que vi no mercado que provavelmente tem a melhor variedade de cevejas de Nova Iorque, o Whole Foods Market. Esta é uma rede de mercados gourmet dos Estados Unidos que possui várias lojas por todo o país. Em Nova Iorque existem cinco lojas espalhadas pro diferentes locai de Manhattan. Em uma das lojas da cidade há uma seção separada somente para as cervejas, a Beer Room como eles chamam. Nessa loja a variedade de cervejas é maior que nas outras. A loja é a Whole Foods Bowery que fica localizada na 95 East Houston Street, na interseção entre o East Village e o Lower East Side, zonas que estão bem na moda na cidade, com muitos bares e restaurantes. Bem perto de lá ficam alguns dos bares cervejeiros mais famosos da cidade como o DBA, Blind Tiger Ale House, Peculier Pub, East Village Tavern e o Hop Devil Grill & Belgian Room. Também bem perto de lá fica a loja que provavelmente tem a maior variedade de cervejas da cidade, o New Beer Distributor, que será assunto de outro post. No entanto não recomendo visitar os dois locais no mesmo dia, já que seria impossível carregar todas as cervejas de uma só vez!

A loja vende até mesmo insumos e equipamentos para homebrewing, como maltes, extrato de malte, kits prontos de homebrewing, levedura, panelas, termômetros, fermentadores, chillers, livros, entre outros. Uma das atrações por lá também é a possibilidade de encher seu growler, os garrafões de 1 ou 2 litros, com tampa flip-top. Você leva seu growler, enche com uma das 12 opções diferentes de cerveja "on-tap" e paga um preço bem mais em conta do que se comprasse uma garrafa de long neck. Infelizmente esta opção de compra fica mais para os americanos mesmo, já que a nossa intenção é de conseguir provar uma grande variedade e não muito da mesma cerveja.

Outra grande atração no Whole Foods Market é a comida mesmo. Você pode comprar de tudo por lá e com certeza há muitos produtos de qualidade. Se você quiser fazer uma refeição lá mesmo, encontrará uma grande variedade de pratos feitos e vendidos por peso. Todas as seções possuem uma grande variedade de bons produtos. A que mais gostei foi a de queijos. Nunca tinha vsito tanto queijo diferente em um mesmo local. Tinha até o queijo Chimay a la Biére por lá, e logicamente não perdi a oportunidade de comprar o meu. Veja abaixo algumas fotos que tirei no local.

Cervejas nas geladeiras abertas. Mistura de cervejas do mundo todo.

Algumas das cervejas importadas (Bélgica, Holanda e Dinamarca).

Prateleiras com cervejas em sua maioria americanas.






Equipamentos e insumos para homebrewers.

Uma pequena amostra da seção de queijos. Isso aí é só um terço do que tinha disponível.

Olha aí o queijo Chimay a la biére.

7 comentários:

Claudinei disse...

Você tem razão, Rodrigo. Pelas fotos, é a Disneylândia! :)

Lúpuloadicto disse...

Hola compañero! Realmente impresionantes las fotos con la cantidad y calidad de las cerveza... Me das mucha envidia!!!!

Saludos!!!!!

Rodrigo Campos disse...

Claudinei e Lupuloadicto,

Foi uma verdadeira farra. Imagino ser necessário morar lá durante mais de um ano para conseguir provar tudo. Que vontade dá de voltar a cada vez que lembro!

Um abraço.

Eduardo Deleuze disse...

Excelente Post!!

Saludos Rodrigo!

Rodrigo Campos disse...

Obrigado Eduardo.

Vem mais por aí!

Abraço.

Flavio Roese disse...

Puxa cara,
Que belas imagens.

Parabéns!

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Disney pra quê, hein?

Parabéns pela postagem!

Abraço,

Jean Claudi.

Related Posts with Thumbnails