18 setembro 2009

Pauwel Kwak

Esta é mais uma cerveja da cervejaria Bosteels, que fabrica também as famosas Tripel Karmeliet e Deus. Em outra oportunidade já falamos sobre a história desta cervejaria e sobre a Tripel Karmeliet. Veja o post clicando aqui.

Segundo o site da cervejaria, na época de Napoleão, Pauwel Kwak era cervejeiro e dono de uma taverna, o The Hoorn em Dendermonde. Muitas carruagens paravam por lá durante todo o dia e os cocheiros não podiam entrar no local para se refrescar com uma bebida (cerveja é claro!). Pauwel Kwak teria então desenvolvido um copo com um formato que encaixasse nas carruagens, permitindo que os cocheiros pudessem tomar a sua cerveja com tranquilidade.

Copo da Pauwel Kwak com o seu suporte de madeira.

Detalhe do copo no suporte de uma carruagem.
Infelizmente não encontrei uma boa foto da carruagem inteira!

A cervejaria Bosteels preservou a história e recriou o copo para sua cerveja. Didaticamente o copo da cerveja é classificado como um Yard (jarda em português), uma unidade de medida de distância que corresponde a praticamente 1 metro. Lembra dos copos de chope em metro? Na inglaterra tem os Yard Ale, ou jarda de Ale. O copo da Pauwel Kwak somente tem medidas menos exageradas que os tradicionias Yards. O copo de vidro ainda tem um suporte de madeira, igual ao suporte das carruagens. Existem ainda versões de suporte que podem receber dois ou quatro copos da Kwak.


Pauwel Kwak - Belgian Strong Ale, Ale, 8.4%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Âmbar escura/ cobre clara, límpida.
Espuma: Boa formação, média/baixa duração, cor bege clara.
Aroma: Malte, doce, caramelo, fenólico, picante, leve frutado (passas), algo de rum.
Paladar: Malte, doce, caramelo fenólico, picante, leve frutado (passas), álcool, rum, sensação final levemente amarga, picante e alcoólica, corpo médio.

Boa cerveja. Não é das mais complexas, na verdade possui um perfil mais leve. O sabor e o aroma remetem à muito caramelo, fenólico e picante com uma sensação alcoólica bem presente que em alguns momentos lembra um pouco algum destilado, como rum. A Pauwel Kwak é uma Belgian Strong Ale bem diferente das outras que já provei, ficando muito próxima de uma Belgian Pale Ale, só que com um teor alcoólico maior. O ritual de serviço inclui um dos copos mais interessantes e diferentes do mundo das cervejas. Na Bélgica cada cerveja tem um copo. Cada copo é mais bonito que o outro, mas na Pauwel Kwak a cervejaria Bosteels conseguiu superar todas as outras. Talvez não supere em beleza. Acho que existem outros copos mais bonitos, como por exemplo o da Tripel Karmeliet da própria Bosteels. Ele supera os outros em criatividade.

Uma surpresa no final:
Ainda não tinha visto um copo da Kwak deste tamanho!
Internet tem de tudo!

5 comentários:

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Mais uma vez, parabéns pela excelente postagem... aprendi mais um pouquinho no Paraquevocerveja.

Um abraço,

Jean Claudi.

Eduardo Deleuze disse...

Me gusta la Kwak.
Muchos saludos desde Argentina!

Rodrigo Campos disse...

Jean e Eduardo,

Muito obrigado pela visita e pelos comentários.

Um abraço.

chopp disse...

Achei esse blog muito bom... belos artigos...parabéns.

David disse...

Idéias muito boas para a cerveja. Eu realmente gosto de cerveja, mas eu gosto de tomar vino.Eu gosto degustação de vinhos diferentes e depois comprar o mais rico. O melhor lugar é grand cru que tem uma variedade de vinhos.

Related Posts with Thumbnails