10 setembro 2009

Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Blauw 2008

Se degustar as cervejas belgas mais comuns já é um grande prazer imagine então a sensação que é quando temos acesso a algumas jóias saídas deste paraíso cervejeiro. Como a cerveja é parte da cultura e da tradição belgas, o lançamento de cervejas comemorativas é algo muito comum entre os produtores de cervejas do país inteiro. Cervejas de Natal, de Páscoa, de inverno e em comemoração às mais diversas ocasiões geralmente são interpretações mais complexas de cervejas já produzidas, o que as deixa marcantes e muito procuradas entre os amantes de boas cervejas.

A Gouden Carolus Cuvée van de Keizer é feita pela cervejaria Het Anker, que já foi assunto no blog em outra oportunidade onde descrevemos as cervejas mais comuns produzidas por eles. Leia o post clicando aqui. Todo ano no dia 24 de fevereiro é realizada a fabricação da Gouden Carolus Cuvée van de Keizer. Nesta data é comemorado o aniversário de Charles V, que nasceu em 1500 na cidade de Gent na região do Flandres belga e foi Rei da Espanha e Imperador do Sacro Império Romano. A tradução do nome da cerveja significa Grand Cru do Imperador, sendo que Grand Cru é uma denominação de origem controlada de vinhos da região da borgonha, sendo a mais alta classificação de um vinho. A mistura da nomeclatura de vinhos provavelmente é alusiva à qualidade da cerveja e posso dizer que não é nenhum exagero.


A Gouden Carolus Cuvée van de Keizer é uma adaptação da Gouden Carolus Classic e foi fabricada pela primeira vez no ano de 1999. Como curiosidade, a receita da cerveja recebeu pequenas mudanças com o tempo. O teor alcoólico foi aumentando com o tempo. As primeiras produções tinham 8,5% ABV até 2002, em 2003 aumentou para 10% e em 2004 aumentou para 11%. A mudança aumenta as propriedades positivas de guarda da cerveja, um dos propósitos da cervejaria para a Cuvée van de Keizer.

No ano de 2008, a cervejaria Het Anker lançou também a versão clara da cerveja do Imperador, a Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Rood.


Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Blauw 2008- Belgian Dark Strong Ale, Ale, 11%ABV, garrafa 750ml.

Cor: Marrom, reflexos vermelho rubi, límpida.
Espuma: Boa formação, média/baixa duração, cor bege, deixa muitas marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, caramelo, toffee, torrado, frutado (ameixas), vinho do porto, fermento, álcool, fenólico, picante.
Paladar: Malte, doce, caramelo, toffee, torrado, frutado (ameixas), vinho do porto, álcool, fenólico, picante, amargor final intenso e duradouro, bom corpo.

Ótima cerveja. Extremamente complexa e potente. No início, ao sentir o aroma, até tive a impressão de que a cerveja estava um pouco tímida. Engano meu! Ela estava ligeiramente mais gelada do que devia. Com os passar dos minutos o problema foi resolvido e uma cerveja maravilhosa foi revelada. No sabor ela já se mostrava extremamente alcoólica e picante. Quando chegou na temperatura ideal pude sentir toda a complexidade dela: bem maltada, picante e fenólica, com algum frutado e a sensação alcoólica de um bom vinho do porto. Agora estou curioso para provar algumas de outras safras. Devem ser maravilhosas!

5 comentários:

Lu Tavares disse...

Oi Rodrigo,
Provei a 2004 outro dia no BeerTaste e só posso dizer que foi a melhor cerveja que já bebi até agora!!! Com um vinho do Porto maravilhoso, caramelo. Nossa dá água na boca de lembrar. Simplesmente inesquecível.

http://femalecarioca.blogspot.com/2009_08_01_archive.html
bjs

Eduardo Deleuze disse...

Otimo Blog!!
muchos saludos desde Argentina!

Rodrigo Campos disse...

Olá Luciane,

Eu vi no blog ao post da visita ao Beer Taste. Pena que estas cervejas são tão difícies de encontrar! Quando encontramos ainda são muito caras também! Um dia eu consigo uma! Quem sabe uma visita ao Rio?

Olá Eduardo,

Obrigado pelo elogio e pela visita. Dei uma olhadinha em seu blog também. Tem muita cerveja diferente por lá!

Um abraço.

James disse...

There are a lot of Hostels in Argentina but only few of them gives the best comfort, here's a place where you could stay when you visit Chile that would give you the comfort that you want and wouldn't cost you that much.


Hostels in Rosario

Lúcio Galindo disse...

No site americanas.com tem tanto a Blawn, quanto a Rood. Custam pouco mais de 40 Reais.

Seguem os links :

http://www.americanas.com.br/produto/111552511/cerveja-cuvee-vd-keiser-blauw-750ml

http://www.americanas.com.br/produto/111552490/cerveja-cuvee-vd-keiser-rood-750ml?epar=buscape&opn=YYNKZU

Prosit !

Related Posts with Thumbnails