05 julho 2009

Kaiser Bock 2009


A Kaiser Bock é uma cerveja feita por uma das maiores fabricantes de cerveja no Brasil, a FEMSA. Seu lançamento parece ter ocorrido no ano de 1993, ou seja, há 16 anos. Da cerveja de foco para as massas ela só leva o nome. Ela é uma cerveja sazonal de inverno e é considerada uma cerveja forte pela própria divulgação do fabricante e com a ajuda do pouco conhecimento que ainda vemos do grande público brasileiro sobre cervejas especiais. Na realidade esta é uma cerveja muito boa e que infelizmente tem uma distribuição muito limitada, sendo encontrada somente nos mercados do Sul e Sudeste do Brasil. Dizem que mesmo nestas regiões não é muito fácil de encontrá-la. Outro problema que sempre ocorreu com esta cervejinha é a falta de consistência na sua qualidade entre um ano e outro. Dizem que em alguns anos ela se apresentava com residual doce e álcool excessivos, deixando o conjunto pouco agradável. Mas essa não é a Kaiser Bock que fez fama entre os apreciadores da boa bebida e conseguiu se manter no mercado durante tantos anos. Parece que este ano ela contou com ingredientes importados da França e seguiu a receita puro malte.

Por incrível que pareça nunca tinha provado uma Kaiser Bock, mas não por falta de vontade. Infelizmente ela não tem distribuição para minha cidade e por isso não conseguia ter acesso a ela. Aproveitando a minha viagem à Brasil Brau fiz uma caça à Kaiser Bock pelos mercados da cidade de São Paulo e consegui encontrá-la depois de entrar em mais de 10 estabelecimentos diferentes, entre supermercados, bares e empórios. Tentei encontrar as versões engarrafadas mas só foi possível consegui encontrar em latas. Realmente não é fácil encontra esta belezinha!


Kaiser Bock - Bock, Lager, 6.2%ABV, lata 350ml.

Cor: Cobre avermelhada, límpida.
Espuma: Boa formação e média/baixa duração, de cor bege alaranjada, boa consistência, deixa leves marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, caramelo, lúpulo, leve álcool.
Paladar: Malte, doce, caramelo, leve torrado, leve picante, leve álcool, bom amargor final, de média intensidade, corpo médio, carbonatação mais discreta.

Boa cerveja. O aroma é bem gostoso e se desprende com facilidade revelando o malte, adocicado, caramelo, lupulagem evidente e leve álcool. No sabor, junto com tudo isso, temos um leve picante do álcool, um bom amargor e um copo médio.

Realmente a cerveja é bem feita e mostra que as grandes companhias de cerveja podem fabricar algo de melhor qualidade. Por que não fazem isso com as outras cervejas. Não vejo diferença de preço tão grande assim entre a Kaiser Bock e a sua prima pobre que justifique a grande diferença de qualidade que vejo entre as duas. Pagaria o mesmo, e até mais, pela Kaiser normal se tivessem com ela o mesmo cuidado que tiveram para fazer a Bock. Esta é uma das cervejas de melhor custo-benefício presente no mercado brasileiro e se estivesse disponível por aqui com certeza seria apreciada mais vezes por mim.

Como curiosidade, meu pai não chega a ter o mesmo gosto que tenho por cervejas mais complexas mas sempre gosto de apresentar algo diferente para ele. A Kaiser Bock ele adorou. Sinal de que ela pode agradar diferentes faixas de consumidores.

4 comentários:

Unknown disse...

Fala Rodrigo! Finalmente pôde provar a Kaiser Bock. Realmente, uma cerveja acima da média das nacionais, e pelo preço, o custo/benefício é incrível. Aqui em Bh foi bem fácil achar dela. Eu provei mais da garrafa que da lata mas não senti diferenças entre elas.

Grande abs!

Stefano - HC.

leonardo disse...

hola rodrigo, como estas, te comento que ya esta la invitacion para la ronda #14. espero nos veamos alli. saludoshttp://mislatasdezervza.blogspot.com

Rodrigo Campos disse...

Stefano,
Provei, gostei e ainda sobraram duas latas. A validade vai até dezembro. Não tenho pressa! Que bom saber que você não sentiu diferença entre a lata e a garrafa. Fico mais tranquilo.

Olá Leonardo,
Tudo bem! Não entendi se estou convidado e também não encontrei o tema da Ronda #14 no seu blog.

Um abraço.

Stefano Maglovsky [stemamo] disse...

Fala Rodrigo, estava aqui em casa agora mesmo tomando mais uma kaiser bock e lembrei de passar aqui pra te encher mais um pouco.

Depois dê uma passada lá no nosso blog e confira as harmonizações que fizemos. Espero que goste e, se tiver dicas ou sugestões, mande pra nós.

Quero saber quando é que vamos fazer um evento reunindo todos os blogeiros cervejeiros!

grande abs!

stefano.

http://www.habeascorpvs.blogspot.com/

Related Posts with Thumbnails