28 julho 2009

Fuller's Organic Honey Dew

A Fuller's Organic Honeydew é uma cerveja orgânica que tem a adição de mel de abelhas em sua receita. Ela é aprovada pela Soil Association, uma entidade britânica que promove e certifica alimentos orgânicos e naturais. Segundo a cervejaria Fuller's esta é a cerveja orgânica mais vendida no Reino Unido. A proposta do fabricante é de que ela seja uma cerveja referescante e de alto drinkability, tanto que existe uma sugestão de serví-la com pedras de gelo e fatias de limão no copo. Pude degustá-la das duas formas e comparar o efeito.

Para ler sobre a história da cervejaria Fuller's e conhecer outros produtos disponíveis no Brasil desta cervejaria , clique aqui.


Fuller's Organic Honeydew - Blond/Golden Ale, Ale, 5% ABV, garrafa 500ml.

Cor: Dourada/âmbar clara, levemente turva.
Espuma: Boa formação e média duração, cor branca.
Aroma: Malte, doce, mel, leve lúpulo, fermento, pão.
Paladar: Malte, doce, mel, amargor final de média/baixa intensidade, alta carbonatação, corpo leve.

Cerveja leve e refrescante com um toque adocicado de mel no aroma e no sabor. O lúpulo está presente e pode ser percebido no aroma e com um leve amargor final. Existe um bom equilíbrio entre o doce e o amargor. Ela não é uma cerveja que tenha um grande destaque mas é boa e bem fácil de tomar. Com certeza uma cerveja que deve agradar bastante o público feminino. A própria cervejaria informa em seu site que ela agrada até mesmo aqueles que não tem costume de beber cerveja. Eu digo que é uma bebida refrescante com um bom toque de sabor doce e amargo.


A adição de pedras de gelo e fatias de limão deixou a cerveja mais gelada, com um corpo mais leve e aguado e um toque cítrico e de limão, principalmente no sabor. O amargor continuou presente e combinou bem com o cítrico. O mel ficou menos presente. Estas características ficavam cada vez mais evidentes à medida que o gelo derretia. Passa a impressão de ser muito mais um coquetel ou um refresco do que uma cerveja. Não ficou ruim, mas também não é o que mais espero de uma boa cerveja!

7 comentários:

HellBeer disse...

o que quer dizer com carbonatação da cerveja?

hellbeer disse...

o google já me explicou. é a adição de dioxido de carbono da cerveja, mais popularmente conhecido como "o gás" do refrigerante ou da breja.

então qdo diz q a cerveja tem alta carbonatação é pq ela tem muito gás? isso tem alguma coisa a ver com a formação de espuma?

Rodrigo Campos disse...

Olá Hellbeer,

Esta seria melhor respondida por um mestre cervejeiro, mas vou tentar te ajudar da melhor maneira. Pela prática eu já sabia que uma cerveja que tem alta carbonatação não necessariamente terá uma alta formação de espuma. Como exemplo temos as nossas American Lagers ou as Pilsens que são cervejas com alta carbonatação mas não tem nem grande formação nem retenção de espuma. A carbonatação se refere à quantidade de CO2 dissolvido no líquido, serve para dar refrescância e pode ser sentido pelo estourar das bolhas no palato (céu da boca) e por baixo da língua.

A espuma da cerveja é resultado da união de moléculas de proteínas presentes no liquido com as bolhas de gás. Estas proteínas são originárias dos maltes. Algumas proteínas ajudam a formar e outras a manter mais a espuma. Cervejas de trigo tem alta quantidade de proteínas devido ao malte de trigo e por isso têm grande formação de espuma. Alguns fabricantes até acrescentam malte de trigo em cervejas que não são de trigo somente para dar uma espuma mais bonita.

Abraço.

Unknown disse...

Oi,
Para aqueles apreciadores da cerveja Kaiser Bock "2009", ela já está disponível na cidade de São Paulo ,em garrafa de 600ml, no Bar do Ton, na Rua Augusto de Miranda, bairro Pompéia.
Esta cerva está simplemente maravilhosa.
Vale a pena ir lá apreciá-la e conhecer o único Bar em Sampa, que nos brindou com esta raridade.
Abraços,

Rinaldi Maselli

leo disse...

muito bonito sua nota. felicito
saludos cerveceros!!!!
http://mislatasdezerveza.blogspot.com

Rodrigo Campos disse...

Olá Leo,

Obrigado pelo elogio. Fico feliz que você tenha gostado.

Saudações cervejeiras para você também!

HellBeer disse...

Valeu pela explicação Rodrigo.

Foi bem clara, digna de um mestre cervejeiro.

Abs

Related Posts with Thumbnails