09 março 2012

Turismo Cervejeiro em Paris - Brewberry



Encontrar bares especializados em cerveja em Paris não é tão fácil quanto em outras cidades como Nova Iorque ou Bruxelas. Mesmo assim existem bons locais como já mostramos nos outros posts. Um dos melhores que encontrei é o Brewberry (18, rue du pot de fer). Comandado pessoalmente pela proprietária Cécile, uma apaixonada e conhecedora de cerveja. Cécile é o diferencial da casa. Como bar, foi o único local onde encontrei uma pessoa que realmente conhecia o que estava vendendo. O outro local é uma loja que será assunto do próximo post. Como resultado desse diferencial, foi lá o único local em Paris que consegui beber cervejas francesas muito boas em sequência, já que geralmente não gosto muito da unicidade dos franceses em fazer o seu tradicional estilo Bière de Garde. 





O Brewberry fica um pouco afastado dos principais pontos turísticos de Paris (fica perto do Phanteon). O acesso pode ser feito através de metrô. Na carta, como em todos os locais que visitei na cidade, a variedade de cervejas belgas é grande, mas também há uma boa seleção de cervejas de outros países europeus e até americanas. As artesanais francesas aparecem com boa variedade.

Cave onde as cervejas ficam armazenadas no Brewberry.

O bar é como uma caverna pois fica um um nível abaixo da calçada, as paredes são revestidas de pedra, o que ajuda a manter uma boa temperatura, e para fechar a conta as cervejas ficam armazenadas em uma cave no nível mais baixo ainda, ajudando a manter as cervejas em temperatura constante e ideal para guarda, mesmo no calor horrível que estava em Paris no dia que estive lá.


Oubliette Ambreé - Amber Ale, 6% ABV, garrafa 330ml.

Cerveja de cor âmbar, com leve turbidez, aroma de lúpulo (herbáceo e picante) com leve aroma de malte e frutado. No sabor aparecem malte, mel, leve picante e frutado, lúpulo (herbáceo, picante), leve amargor, corpo leve e alta carbonatação.

Boa cerveja. Artesanal francesa da Petite Brasserie Ardennaise mas feita sob licença na cervejaria belga De Proef. Bem equilibrada com bom aroma e sabor de lúpulo, frutada e com amargor agradável.


Cuvée D'Oscar - Specialty (Cerveja de trigo escura com dry hopping de Nelson Sauvin), 7.5% ABV, garrafa 375ml.

Cerveja de cor âmbar escura, turva, aroma de lúpulo (frutado, herbáceo, cítrico), leve malte. No sabor aparecem o lúpulo novamente (frutado, herbáceo), malte, caramelo, adocicado, leve amargor equilibrado, bem seca, corpo médio.

Muito boa. Essa também é feita na cervejaria belga De Proef mas dessa vez para a francesa Graig Allan.  Aroma delicioso de lúpulo, refrescante, tem amargor equilibrado mas bem presente e bem seca também. Outra cerveja dessa mesma cervejaria que provei e gostei foi a Agent Provocateur. A Cuvée D'Oscar tem uma proposta bem parecida com a Schneider Tap X Nelson Sauvin, também uma cerveja de trigo com dry hoppping de Nelson Sauvin. Não provei a alemã mas essa aqui é bem gostosa.


Fleurac La Triple Brune IPA - American Dark Ale (Black IPA), 8% ABV, garrafa 330ml.

Cdrveja de cor marrom, turva, aroma de lúpulo (cítrico, herbáceo, frutado, laranja, grapefruit), leve torrefação. No sabor aparecem o lúpulo (cítrico, frutado, laranja, grapefruit), malte, caramelo, leve adocicado, leve torrefação, bom amargor final, corpo médio.

Ótima cerveja, Não esperava uma Black IPA francesa. 

Um comentário:

João Gabriel Margutti Amstalden disse...

O loko! Black Ipa francesa eu não esperava ver nunca. Os caras odeiam tudo que é americano!

grande abraço

Panela de Malte

Related Posts with Thumbnails