A cervejaria Bierland foi inaugurada em dezembro de 2003, na cidade de Blumenau. O nome da cervejaria significa terra da cerveja em homenagem à cidade. No início eles começaram fabricando somente chopes. Os primeiros foram o Pilsen e o Amber Ale. Em 2005 o portifólio foi modificado. O chope Pilsen continuou e foram lançados o Weizen e o Bock. A Partir do segundo semestre de 2009 foi instalada uma linha de engarrafamento, permitindo a venda das cervejas em garrafas de 600 ml. Depois disso, o primeiro lançamento foi a Pale Ale. Agora no início de 2011 saiu o novo lançamento, a Bierland Vienna.
O estilo Vienna guarda muita semelhança com as Marzen/ Oktoberfestbiers feitas durante o século 19. Apesar de ter inspiração nas tradicionais Viennas, que tradicionalmente são bem maltadas, esta da Bierland tem um toque de lúpulos americanos que deixam a cerveja bem cítrica e com um amargor mais marcante.
A Bierland está com bons planos para seus consumidores e já anuncia o lançamento de mais duas novidades para este ano: uma Imperial Stout e uma Strong Golden Ale. Claramente percebemos que as primeras receitas da cervejaria eram da tradicional escola alemã mas que agora eles também apostam em estilos mais ousados de outras escolas. Não vejo a hora de provar estas novidades também.
Já conheci pessoalmente a cervejaria em 2008. No dia, mesmo com a visitação já encerrada, o mestre cervejeiro Ilceu Dimer me chamou pessoalmente e fez questão de me apresentar à cervejaria. Nunca esqueço a forma gentil e simpática que fui recebido por ele. Além do mestre Ilceu, hoje também trabalha na cervejaria o amigo Paulo Feijão, sommelier de cerveja e editor do portal obiercevando.
Bierland Vienna - Vienna Lager (American Amber/ Red Lager), 5.4% ABV, garrafa 600ml.
Cor: Cobre, límpida.
Espuma: Média formação e baixa duração, cor bege clara.
Aroma: Malte, biscoito, adocicado, caramelo, lúpulo (herbáceo, cítrico, laranja, grapefruit).
Paladar: Malte, biscoito, caramelo, lúpulo (herbáceo, cítrico, laranja, grapefruit), amargor final de boa intensidade e duração, corpo médio, seca.
Ótima cerveja. Boa presença de malte, puxando mais para biscoito e caramelo, e de lúpulo também, com notas herbáceas e cítricas. No final o conjunto fica bem agradável, com ótimo drinkability e bastante personalidade. O amargor é bem presente, me agrada muito pessoalmente, mas não é típico das Viennas européias tardicionais. Por esse motivo acho que ela poderia ser classificada também como American Amber/ Red Lager. Esse estilo não é reconhecido pelo BJCP mas tem ótimas representantes disponíveis no Brasil como Eisenbahn 5 e Brooklyn Lager. Seria ótimo ter uma cerveja como essa perto de casa para comprar sempre que desse vontade. Com certeza seria uma cerveja frequente no meu copo.