28 junho 2012

Turismo Cervejeiro na Bélgica (Bruges) - Brouwerij De Halve Maan



A cervejaria De Halve Maan fica bem no centro de Bruges. Entre os pontos cervejeiros mais interessantes do centro, esse é o que fica mais distante do Grote Markt mas dá para fazer um belo passeio a pé para chegar até lá. Como a cidade é cheia de turistas, a cervejaria bem no centro acaba sendo um ponto bem visitado. A visitação dura quase uma hora e custa 6,50 Euros, incluindo a degustação das cervejas.


Como só passaria um dia na cidade e ainda tinha outros locais para conhecer, preferi não fazer a visita e me contentei em somente conhecer o restaurante anexo à cervejaria e provar as cervejas. Quando visitei a De Halve Maan, as cervejas deles não haviam chegado no Brasil mas hoje já é possível degustá-las por aqui.


Brugse Zot Blond - Belgian Blond Ale, 6% ABV, on tap.

Cor dourada/âmbar, levemente turva, malte, cereais, adocicado, leve caramelo, lúpulo herbáceo, frutado, leve amargor. Boa e fácil de beber.


Brugse Zot Brune - Belgian Dubbel, 7.5% ABV, on tap.

Cor marrom bem escura, leve turbidez, malte, leve torrefação, frutado (figo, ameixa), leve acidez, condimentado, leve amargor final com torrefação presente.

Boa cerveja. 


Straffe Hendrinck Tripel - Tripel, 9% ABV, garrafa 330ml.

Cor âmbar, leve turbidez, malte, adocicado, frutado (damasco, laranja), fenólico condimentado, lúpulo herbáceo, leve amargor, residual adocicado, levemente seca.

Ótima cerveja. Tripel mais adocicada e menos fenólica.


Straffe Hendrinck Quadrupel - Quadrupel (Belgian Specialty), 11% ABV, garrafa 330ml.

Cor marrom bem escura, malte, adocicado, caramelo, toffee, frutado (ameixa, passas), leve álcool, leve fenólico condimentado, picante, leve amargor, residual adocicado bem presente, levemente seca.

Muito boa.

22 junho 2012

Turismo Cervejeiro na Bélgica (Bruges) - Staminee de Garre


Entrada do Staminee de Garre.

Bruges é uma cidade linda. Suas ruelas, canais e a atmosfera medieval quase nos transportam através do tempo. Todo turista que vai à Bélgica, mesmo aqueles que não vão pela cerveja, querem visitar Bruges. Na maioria dos locais que visitei, a presença de visitantes não pareceu ser um problema para os locais. Em cidade turística a presença de visitantes significa também dinheiro, mas infelizmente em um local eu percebi que os turistas podem não ser bem vindos. O local em questão é um dos mais famosos entre os caçadores de cervejas, o Staminee de Garre.

 
Portão de entrada para o beco. 

Beco onde fica o Staminee de Garre.

Esse barzinho, minúsculo mesmo, fica escondido dentro de um beco. Não dá para dizer que alí tem um bar se você já não for sabendo disso. Não tive grandes dificuldades para encontrar mas minha pesquisa prévia utilizando o Street View do Google ajudou muito. 

O motivo dele ser famoso entre os amantes das cervejas é a Tripel de Garre, vendida somente on tap no local e eventualmente em garrafas de 1,5 litros. Fui somente para provar a dita Tripel mas ao fazer meu pedido só requisitei uma taça para mim e nada para minha acompanhante. Fui avisado da forma mais graciosa possível pela simpática garçonete de que não poderia ficar se minha acompanhante não bebesse nada. Como queria muito provar a Tripel de Garre fiz o pedido logo da segunda cerveja. Terminadas as duas cervejas fui conversar com o barman. Afirmei que entendia que eles não queriam uma pessoa ocupando uma cadeira sem consumir mas não precisavam tratar clientes daquela forma. Ele foi extremamente cordial e pediu desculpas mas veio novamente minha amiga afirmando que estava cansada de turistas atrapalhando o trabalho dela. Existe uma história de que eles servem no máximo três taças da De Garre por pessoas mas não fiquei para confirmar. 

A Tripel de Garré realmente é uma ótima cerveja mas existe um endeusamento dela pela dificuldade em encontrar. Com certeza já bebi outras Tripels tão boas ou melhores que ela. O Staminee de Garre tem um ambiente agradável e uma carta de cervejas não muito extensa. Toda cerveja servida vem acompanhada de uma porção de queijos em cubos. Não sei se tive azar e peguei minha amiga em um dia ruim. Quer conhecer o Staminee e a Tripel de Garre? Cuidado com o cão. 


Tripel de Garre - Belgian Tripel, 11.5% ABV, on tap.

Cerveja de cor âmbar, límpida, presença de malte, leve adociado, frutado lembrando laranja, lúpulo bem presente (herbáceo e cítrico). Aroma delicioso. A cerveja ao que parece é feita pela cervejaria Van Steenberge, mesma que faz as famosas Gulden Draak e Piraat. 

Cuvée des Trolls - Belgian Golden Strong Ale, 7% ABV, garrafa 250ml.

Cor âmbar bem clara, adocicado, fenólico condimentado, picante, leve álcool. Levíssimo amargor e residual doce bem presente. Não é das melhores Strong Golden Ales que já provei. A taça jateada é linda e ajuda na aparência do serviço.


18 junho 2012

Turismo Cervejeiro na Bélgica (Bruges) - Struise Beer Shop


A Bélgica é um país bem pequeno, do tamanho do estado do Ceará. Para quem visita o país, a cidade mais famosa e visitada com certeza é a capital, Bruxelas, mas uma boa idéia é passar pelo menos um dia em outras cidades, o famoso bate e volta, usando os trens que atravessam o país. Foi dessa forma que conheci Bruges, uma linda cidade medieval e que costuma estar abarrotada de turistas.

Falando de cerveja, Bruges tem alguns ótimo pontos para visitar e beber bons exemplares belgas. Um dos mais novos points cervejeiros da cidade é a Struise Beer Shop, a loja da que é considerada uma das melhores cervejarias da Bélgica. As cervejas da Struise são realmente fantásticas e encontrar uma loja onde você consegue encontrar todas as cervejas dessa pequena cervejaria é uma farra para qualquer amante de boas cervejas.


Além das cervejas de linha e as especiais engarrafadas, é possível encontrar na loja sempre umas 3 versões on tap. Os preços das cerveja da Struise não são os mais em conta na Bélgica, mas encontrar as cervejas deles não é tão fácil assim mesmo na Bélgica, por isso vale a pena gastar um pouco mais e provar algumas de suas criações. A loja fica escondida dentro de um pequeno centro comercial (Burg 15) bem próximo ao Grote Markt.


Aproveitei para provar as 3 cervejas que estavam disponíveis on tap:


Struise Westoek X - Belgian Tripel, 6% (On Tap).

Apesar do baixo teor alcoólico para uma Tripel, a cerveja é muito boa, bem frutada (laranja) e cítrica. Bem  leve e fácil de beber. Existe uma versão dela com maior teor alcoólico, a Westoek XX.


Struise Rosse - Amber Ale, 6% (On Tap).

Malte, um pouco de bretanomyces, couro, estábulo. Boa cerveja, refrescante.


Struise Kabert - Imperial Stout.

Resultado da mistura feita na hora entre 1/3 de Kate the Great (10.7%) on tap, com 2/3 de Black Albert (13%) na garrafa, ambas Imperial Stouts. Muito café, chocolate, torrefação e caramelo. Extrema, intensa e fácil de beber. Essa é uma amostra do que a Struise é capaz de fazer em termos de qualidade.

Como esse foi meu primeiro ponto para beber uma cerveja em Bruges, infelizmente tive que sair sem provar outras cervejas deles. Programei voltar ao final do dia mas não tive tempo. Uma pena, pois as cervejas da Struise realmente valeriam mais tempo.


Related Posts with Thumbnails